• Lorine Lopes

APROVEITAMENTO DE POLPAS E FIBRAS

A fibra, geralmente, se concentra na casca e nas camadas externas das frutas e legumes. Portanto, prefira consumi-las com toda a casca, não esquecendo de fazer a correta higienização do fruto.

O hipoclorito de sódio (água sanitária) diluído em água | 20 ml (1 colher de sopa)para cada litro de água


Para extrair melhor a polpa e a fibra do alimento o ideal é utilizar a centrífuga mas se não tiver o liquidificador funciona também. O bagaço é uma fonte rica de fibras e vitaminas que deve ser reaproveitada da melhor forma garantindo um cardápio apetitoso e saudável. Você pode variar muito nas preparações como sopas, tortas, bolos, cremes, molhos, geleias, sobremesas e tanto outros pratos mantendo assim o valor nutricional do alimento. Se você não for utilizar a polpa na hora pode guardar em potes bem fechados, na geladeira por até 1 semana.


Vou apresentar uma receita que amo fazer para minha família, a FAROFA CROCANTE DE FIBRAS.

Nessa receita eu utilizo:


2 colheres de sopa de aveia

1/2 xícara de chá de polpa do legume processado (cenoura, beterraba, couve, espinafre...) Nesta receita utilizei o bagaço da couve.

2 xícaras de soja

1 xícara de farinha de milho ou flocos

1/2 cebola picada

Pimenta doce

Pimentão vermelho

Pimentão amarelo

Azeite de oliva

Pimenta do reino

Sal a gosto


DICA: Para sua farofa ficar crocante coloque primeiro a soja na panela e mexa até ficar crocante.


Depois de deixar a soja crocante coloque o azeite e os temperos e envolva tudo. Se preferir pode acrescer um pouco do suco de couve para deixar mais úmida. No final você vai ter uma farofa crocante, nutritiva, saborosa e princialmente afetiva.



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