• Maria De Fátima-Guga

Como usar o tomate na rotina de cuidados com a pele?



Quando falamos em tomate, o primeiro pensamento que vem a cabeça é como

alimento.

Porém, muitas pessoas usam como parte de sua rotina de cuidados com a pele, sabiam disso? Pois é, o tomate com sua força rejuvenesce e ilumina o rosto.

O tomate na verdade é uma fruta considerada saudável, contendo vitamina C e outros antioxidadantes, dentre elas: Betacaroteno; Luteína; Licopeno; Magnésio; Potássio e as Vitaminas A, B-1, B-3, B-5, B-6 e B-9.

 Uma pesquisa de 2009, realizada pelos Cientistas da Universidade de Manchester e Newcastle, fizeram uma experiência com voluntários que, durante três meses, consumiam diariamente 55 gramas de massa de tomate, misturado a 10 gramas de azeite. Contra um grupo que recebia 10 gramas de azeite.

Após os três meses de estudo, os britânicos chegaram à conclusão que os que consumiram a massa do tomate apresentaram, melhores resultados de proteção contra os raios solares ultra-violeta, aumentando também em 33% os níveis de procolágeno.

O procolágeno é uma molécula que dá estrutura á pele e a mantém firme, auxiliando na prevenção contra rugas.

Segundo o professor Lesley Rhodes, dermatologista na Universidade de Manchester. Uma dieta a base de tomate aumentou  o nível  de procolágeno na pele sisgnificativamente, tendo como resultado a possibilidade,  retardar o envelhecimento precoce da pele.

O estudo ainda afirma que nem é preciso uma ingestão elevada da fruta. A quantidade administrada nos voluntários foi equivalente á encontrada em algumas refeições a base de toma, ou seja, 55mg é o que nosso organismo necessita para manter uma pele saudável e viçosa.  Esse resultado tem uma relação intima com a presença do licopeno, substância que dar ao tomate sua cor vermelha, cuja propriedade antioxidante também contribuem para retardar o envelhecimento precoce.   

É importante frizar que este componente, é encontrado em concentração maior quando o tomate é submetido a cocção. Seus benefícios se estendem também na prevenção ao câncer de próstata.

Vale lembrar que a proteção contra raios solares é mais um auxiliar na prevenção dos males  provocados pelos raios ultra-violeta, o que não exclui o uso do protetor solar.

Outro estudo de 2011, descobriu que a junção do extrato de tomate com o azeite doce,  protegia contra danos causados pelo sol e aumentava a produção de pró-colágeno ( molécula que dá à pele sua estrutura e a mantém firme e jovial). Os cientistas acreditam que o licopeno no tomate é fundamental nessa função. 

Embora as evidências que surgiram, que o tomate é benéfico para a pele por meio de aplicação tópica, há poucas evidências clínicas para apoiar essas alegações. Assim, de acordo com uma revisão de 2012 publicada na revista Dermato-Endocrinology, os estudos clínicos se concentraram mais no consumo do que na aplicação tópica.

Fonte:

Como usar tomate na rotina de cuidados com a pele

https://cuidai.com.br/tomate-pele/, disponível em agosto de 2020

Comer tomate todo dia ajuda a proteger a pele, diz estudo

https://www.bbc.com/portuguese/reporterbbc/story/2008/04/080429_tomatepele_fp.shtml, disponível em agosto de 2020. 


4 visualizações

(71) 986147161

  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Pinterest

©2020 por Inspiração - Gastronomia Afetiva. Orgulhosamente criado com Wix.com