• Lorine Lopes

DIRETO DA ROÇA

PAÇOCA DE AMENDOIM |


A gastronomia rural está mais presente do que imaginamos. Estão nas preparações diárias ou nos Menus dos restaurantes sejam os mais simples até os mais caros utilizando de técnicas, receitas e tem como INSPIRAÇÃO uma gastronomia afetiva.


Neste post quero referenciar aquela comida, que muitas vezes é elaborada em panelas e sobre fogão a lenha que, durante o período de cozimento, exalam aromas inesquecíveis quando se tem a oportunidade de estar presente nessa cocção.


Quem nunca experimentou aquele feijão feito na panela de barro que mesmo utilizando os exatos ingredientes fica com um aroma e sabor sem igual quando comparados ao que fazemos no fogão? Ou aquele cuscuz de milho feito no pano e degustado com um simples ovo frito?


São nessas preparações que trazem histórias com intuito de resgatar as lembranças daquela vida simples e pacata, daquele momento apreciando um belo fim de tarde, da felicidade estampada no rosto e do amor reinando no ambiente.

Quando fui apresentada a paçoca tradicional da roça me apaixonei a primeira colherada. Tem um sabor similar a tradicional que conhecemos, mas tem uma grande diferença em sua composição nutricional e na sua essência.


A paçoca da roça é feita com apenas 3 ingredientes (AMENDOIM, FARINHA DE MANDIOCA OU FARINHA DE MILHO E RAPADURA) e é excelente para aquele café depois do almoço ou final de tarde e é considerado uma tradição de muitas famílias no interior da Bahia.


Basta torrar o amendoim, mas cuidado para não queimar. Então abra o forno e misture algumas vezes para ficar uniforme. Depois de torrados descasque o amendoim, raspe um pouco de rapadura e reserve.

Tendo todos os ingredientes separados, coloque o amendoim descascado no pilão (Utensílio de origem remota, fabricado inicialmente de madeira e muito utilizado no Brasil Colônia para moagem de vários grãos como arroz, milho, rapadura, café e amendoim). Atualmente é um utensilio considerado ultrapassado por conta dos avanços tecnológicos, mas continua presente na roça mantendo as boas.


Depois de moer e deixar com alguns pedaços para dar texturas diferentes, coloque a farinha de mandioca e a rapadura na proporção que desejar e como resultado você terá uma paçoca original, crocante, saborosa e nutritiva.

7 visualizações

(71) 986147161

  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Pinterest

©2020 por Inspiração - Gastronomia Afetiva. Orgulhosamente criado com Wix.com