• Lorine Lopes

HISTÓRIA: UMA ALIMENTAÇÃO DE CURA

Sabemos que a natureza é a fonte de recursos mais saudáveis que temos, dela podemos extrair tanto nossos alimentos, quanto recursos de plantas que utilizamos com remédio para muitos males.


As propriedade antimicrobiana de substâncias e óleos essenciais que as plantas têm, vem sido utilizadas durante milhares de anos.


Na história da Gastronomia, antes da escrita, o homem já utilizava ervas para fins alimentares e medicinais, que fazem parte da história da humanidade. Elas eram usadas em prática religiosa, folclore, medicinais e lendas.

"Que teu alimento seja o teu remédio e que teu remédio seja teu alimento." - Hipócrates

Essa frase foi registrada a mais de três mil anos sendo uma das provas mais antigas de que comida e cura estão relacionadas desde os primórdios. A palavra FITOTERAPIA é formada por dois radicais gregos: FITO que vem de phiton, que significa planta; e TERAPIA vem de therapia, tratamento, ou seja, tratamento utilizando plantas medicinais.


Hipócrates, o pai da medicina contemporânea, afirmava também que só a natureza do organismo é a cura, é que normaliza as funções, expondo os mesmos com respectivos Agentes Naturais de Saúde, como: vegetais integrais, ar puro, contato com a terra, água de boa qualidade, banho de sol, exercício, sono reparador, sentimentos benignos, serenidade, asseio pessoal e mental, e abstinência do que é danoso para vida celular. Esse sim são os nosso verdadeiros médicos e medicamentos.


7 visualizações

(71) 986147161

  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Pinterest

©2020 por Inspiração - Gastronomia Afetiva. Orgulhosamente criado com Wix.com