• Lorine Lopes

IMPACTOS A SAÚDE E AO MEIO AMBIENTE


O impacto que nossas ações, muitas vezes inconsequente, referente aos resíduos que descartamos trazem grandes problemas como contaminação da água, do solo e até mesmo do ar.


Mas se pudermos começar com o mínimo, como reaproveitamento dos alimentos reduziria a quantidade de lixo que produzimos trazendo grandes benefícios e solução para diversos problemas atuais como a poluição, economia, o grande número de desperdícios e entre outros diversos problemas que podem ser minimizados apenas com mudança de hábito.


Como falar de Gastronomia Afetiva e não abordar um assunto que dita nosso comportamento diante da sociedade? Os costumes que trazemos das nossas casas e como elas refletem na natureza deve ser sempre reavaliado para podermos minimizar esses impactos econômico e ambientais. Mas como minimizar?


Primeiramente é bom analisar quais os processos geram mais impacto. Como os resíduos são descartados exemplo do lixo ou gordura? Entender a origem e como eles são denominados é importante. Então vai uma breve explicação.


Os resíduos podem ser sólidos ou semissólidos como materiais, substâncias e objetos gerados em consequência das atividades humanas, como exemplo é o grande consumo de plástico, papel e vidro de forma inconsciente. Já os resíduos líquidos quando as suas características se tornam inviáveis o lançamento na rede pública de esgoto como gorduras e gasosos concentrado em grandes indústrias.


A sustentabilidade de forma geral tem se tornado um grande destaque na sociedade, propondo novos desafios para preservação da natureza. Sabendo que muitas empresas, em especial o setor de gastronomia tem um grande percurso para realmente se tornarem ecológicas. Deixo algumas práticas que só trazem vantagens:


- Reduzir custos logísticos para destinação de resíduos como viabilizar o descarte de gorduras contactando empresas que trabalham com transformação desse produto em sabão base.

- Possível geração de receita com a venda de recicláveis ou simplesmente doar.

- Participação para o desenvolvimento de uma economia circular trabalhando com redução, reutilização e reciclagem.


Essas são algumas das diversas possibilidades que podemos fazer diferença . O desperdício seja nas nossas casas ou nos restaurantes podem ser reduzidas se adotarmos medidas para que o grande número de lixo não seja produzido.


Fica a dica!

7 visualizações

(71) 986147161

  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Pinterest

©2020 por Inspiração - Gastronomia Afetiva. Orgulhosamente criado com Wix.com