• Maria De Fátima-Guga

Linguine ao molho de mexilhões com shimeji





E a dica segue o fluxo das receitas, cuja inspiração sempre vem o lado afetivo em destaque.

Hoje é aniversário de uma pessoa muito especial em nossas vidas. Sabe aquele ser humaninho que chega e logo conquista? Essa pessoa pode ser classificada como @Lore.jesus,secretária de meu esposo há muitos anos, mas se me perguntar eu diria: Guardião fiel e mais que isso, nossa amiga.

Ela é apaixonada por festa, ama comemorar seu aniversário, fechar a rua com amigos, postar sua felicidade genuína e sincera, porém devido a pandemia essa felicidade foi interrompida, por uma causa justa, óbvio !

Então para amenizar essa falta, resolvi fazer uma massa com um molho bem parecido com ela. Na hora de produzir eu pensei na personalidade marcante dela, amor a vida e o sorriso sempre estampada como cartão de visita, ai eu pensei: O molho tem que ter um sabor suave, porém saboroso, cores, textura e uma boa apresentação.

Mãos a massa e toque no molho, anote essa dica se você também gosta de cozinhar levando em consideração a personalidade de quem vai degustar e o valor que essa pessoa representa.

Segue a dica:


Molho

Para preparar o molho eu usei: 400g de mexilhões selecionados e 200g de shimeji ( os mexilhões deixo 10 minutos no limão e o shimeji, tire os talos rígidos e lavo em água corrente, depois coloco em um lugar que tenha sol para secar a água e o bom de tudo? O sol ativa ainda mais a vitamina D presente no alimento, vocês sabiam disso?)

Separei cebolinha já cortadinha, cebola ralada, alho levemente macerado e 50g de aipo cortados em cubinhos bem pequenos, escolho sempre os talos finos.

200g de creme de leite fresco (se não tiver pode usar em caixinha).

Sal e pimenta do reino a gosto (eu prefiro moída na hora) .

Uma colher de molho de soja, sempre uso o Sakura.


Anote ai:

Em uma panela, coloquei um fio de azeite doce, esperei aquecer e coloquei a cebola branca ralada, quando estava quase transparente acrescentei o alho até levantar aquele aroma maravilhoso, acrescentei o mexilhão, sal e a pimenta do reino e deixei por 5 minutos.

Passado os 5 minutos acrescentei o shimeji todo soltinho, uma colher de molho de soja e o aipo, deixei no fogo baixo por mais 8 minutos, onde acrescentei uma colhe de chá de pimenta calabresa para dar aquele sabor levemente picante.

Quando atingiu o tempo que estimei de 8 minutos, chequei a textura e o sal. Acrescentei o creme de leite e deixei por 2 minutos e desliguei ( o tempo total de cocção que gastei no molho foram 15 minutos)

Vamos preparar a massa?


A massa que utilizei foi uma Ita Divela nº 14 ( Linguine 400mg).

Em uma espagueteira coloquei 4 litros de água, quando levantou fervura eu acrescentei 40g de sal grosso, prefiro usar o sal grosso, pois o risco de salgar é pequeno e a dica que dou: para 1 litro de água 10g de sal grosso e para cada 100g de massa 1 litro de água).

O ponto eu sempre sigo a dica do fabricante: Divela eu deixo 8 minutos e fica ao dente.

Quando preparo massa fresca eu deixo 3 minutos e em seguida boto na água gelada para barrar o cozimento.


O ideal é testar , se tiver meio esbranquiçada, deixa um pouquinho mais.

Escorro e coloco direto no utensílio que vou servir e por cima um fio de azeite para não grudar.


Prontinho para servir. Na massa coloco um pequeno ramo de manjericão para ficar apresentável e no molho salsinha, o verde sempre dar vida e os olhos agradecem.


Finalize com um bom queijo parmesão ralado ou em lascas!

Bon Appétit !

0 visualização

(71) 986147161

  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Pinterest

©2020 por Inspiração - Gastronomia Afetiva. Orgulhosamente criado com Wix.com