• Lorine Lopes

MOQUECAS: RECEITAS PRA VOCÊ FAZER EM CASA



Sabemos que a moqueca tem várias formas de se preparar dependendo dos insumos e da cultura local. A grande diferença nas variações das moquecas é o utensílio utilizado na sua cocção. Fora isso todas são consideradas ensopados, principalmente de pescados, que são incrementadas com ingredientes típicos de cada região.


As moquecas mais famosas são a Baiana que utiliza leite de coco e azeite de dendê e a Capixaba preparada em panela de bairro específica e utiliza óleo de urucum e um caldo bem temperado. As suas guarnição mais comuns são as tradicionais como pirão, arroz e farofa levando como técnica nativa dos índios que foram se transformando em cada região.


Hoje me dia, as moquecas tomam diferentes corpos, misturas e apresentações então lhe apresento alguma opções de preparos.

MOQUECA DE PEIXE BAIANA NA FOLHA


1 peixe inteiro (sugestão: Vermelho, pescada amarela, robalo)

2 cebolas

2 dentes de alho

4 tomates

1/2 xícara de suco de limão

1/4 de xícara de azeite de oliva

3/4 xícara de azeite de dendê

5 xícaras de farinha de mandioca

2 folhas de bananeira

Salsa e cebolinha a gosto

Sal a gosto


Bata todos os ingredientes no liquidificador e separe em duas partes. Uma coloque no peixe já limpo e deixe descansar por 2 horas. A outra parte misture com o azeite de dendê a farinha de mandioca até formar uma farofa.

Pegue as folhas de mandioca coloque no forno para perder um pouco da seiva e ficar maleáveis. Coloque numa superfície plana, cubra com a farofa e coloque o peixe por cima. Coloque a farofa toda toda parte do peixe, cubra com a segunda folha e amarre com um cordão. Coloque na assadeira e leve ao forno médio, peaquecida por 1 hora.


MOQUECA DE PEIXE DA AMAZÔNIA


1 kg de peixe pequeno (sugestão pirarucu)

1 cebola picada

1 colher (chá) pimenta do reino

2 tomates cortados em pedaços

Suco de 1 limão

Coentro

Sal a gosto


Limpe o peixe e bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto o suco de limão. Numa vasilha, coloque os peixes e regue com o suco de limão, o tempero batido e deixe descansar por hora na geladeira. Depois arrume o peixe na folha de bananeira e leve para assar na grelha ou no forne médio preaquecido por a minutos.

Nesta receita serve-se com pirão bem mole.


MOQUECA CAPIXABA


1 peixe (Sugestão: Robalo, vermelho, namorado ou badejo)

3 dentes de alho

Suco de limão

2 colheres (sopa) de azeite

1 cebola picada

4 tomates cortados picados

2 colheres de urucun

Cebolinha

Coentro

Sal a gosto


Amasse o alho com sal, junte o suco do limão e tempere as postas de peixe. Unte o tacho de barro com o azeite e coloque as postas do peixe (o ideal é não deixar uma por cima da outra). Acrescente a cebola, tomate, cebolinha e coentro, regue com o azeite e o urucun. Leve ao fogo.

DICA: SE VOCÊ NÃO TEM EXPERIENCIA EM COZINHAR NO TACHO SUGIRO FAZER ESSE PROCESSO NUMA PANELA SEPARADA E DEPOIS TRANSFERIDA PARA A PANELA DE BARRO, ASSIM EVITO QUE O PEIXE VENHA A GRUDAR NO FUNDO.

Quando começar a ferver verifique o sal. Deixe no fogo por 20 ou 25 minutos.

Acompanha com pirão, arroz e molho de pimenta.



E para finalizar uma receita que testei a pouco e ficou simplesmente magnifica. Para iniciar eu não sou vegana mas ultimamente comecei a testar receitas que nunca havia me ousado a fazer. Então essa receita é "A MINHA MODA" como minha grande amiga M. Fátima diz.


MOQUECA VEGANA "A MINHA MODA"

3 Palmitos pupunha

3 Bananas da terra

2 dentes de alho picados

1 cebola picada

Azweite de oliva

Pimenta do reino

Pimenta doce

Mistura de tempero verde (Em breve: NOVO POST desse tempero)

Molho de tomate (O melhor é o que você faz em casa)

Coentro

Alho poró

Semente de mostarda (opcional)

Leite de coco

2 colheres de azeite de dendê

Sal a gosto


Corte as bananas e tempere com páprica picante e o palmito em rodelas, reserve. Numa panela coloque o azeite, cebola, alho, pimenta doce, pimenta do reino, tempero verde e molho de tomate na panela e depois de refogado transfira para o tacho já quente. Coloque as bananas e o palmito no caldo e decoe com o coentro e alho poró. Deixe ferver.

No final você vai ter uma leve, deliciosa e saborosa moqueca. s2

12 visualizações

(71) 986147161

  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Pinterest

©2020 por Inspiração - Gastronomia Afetiva. Orgulhosamente criado com Wix.com