• Lorine Lopes

O BENEFÍCIO DA VITAMINA NO ORGANISMO


Hoje vamos falar sobre VITAMINAS que encontramos nos alimentos. Nesse momento de isolamento social várias energias e sentimentos ficam aflorados, sendo um momento novo para todos nós. Infelizmente muitas doenças surgem como ansiedade, insonia, depressão... o que muitas vezes estão atreladas a falta de atividades físicas, falta do trabalho e até mesmo a falta de uma alimentação balanceada.


A mudança de rotina interfere muito no nosso bem estar, sendo assim, muitas vezes, descontamos na alimentação de forma descontrolada. A importância de equilibrar esses alimentos traz benefícios a nossa saúde, como melhoramento no condicionamento físico, atua na memória, na concentração e protege nosso corpo.


Sabemos que o Coronavírus atinge, principalmente os grupos de risco como pessoas acima do peso, fumantes, diabéticos e outras doenças. Dessa forma, devemos ficar atento ao que consumimos, pois a quantidade de calorias consumidas pode agravar a situação do paciente. Ou seja quanto mais nutrientes e vitaminas absorvemos, maior a imunidade do nosso corpo.


Não existe comprovação que a alimentação ajuda a não contrair o vírus, mas se o sistema imunológico está forte, o organismo naturalmente fica mais disposto a vencer o Covid-19 e outras doenças. Dentre todas as vitaminas destacam-se:


VITAMINA A - Desempenha papel de protetora das mucosas e sua insuficiência no organismo pode ocasionar xeroftalmia (olho seco), cegueira noturna e predisposição a cáries dentárias e infecções. Encontra-se em plantas verdes, legumes (cenoura, espinafre, mate, agrião), em alguns frutos como a laranja, também no fígado e leite. Além disso, as baixas concentrações da vitamina pode aumentar a ocorrência graves a saúde, como diarreia e doenças respiratórias.


VITAMINA DO GRUPO B - São importantíssimas na formação dos glóbulos vermelhos e sua carência pode provocar o surgimento de anemias perniciosas graves, além disso a deficiência da vitamina do grupo B predispõe o paciente a ter câimbras, inflamações nos nervos, anorexia, emagrecimento, seborreia e distúrbios nervosos. Podemos encontrar vitamina B1 nos pães de centeio, batatas, carne de porco, leveduras, leite, figado e legumes. A vitamina B2 encontra-se no leite, gema de ovos, plantas verdes, fígado e verduras. Já a vitamina B6 também encontrada no leite, peixe, leveduras, trigo e legumes. E para finaliza a vitamina B12 encontramos na carne de boi, gema de ovo, trigo integral.


VITAMINA C - É um importante estimulante da funções do metabolismo e é necessária para a produção de glóbulos vermelhos e da hemoglobina, aumenta a resistência do organismo ás infecções. É encontrada nos legumes frescos, tomate, pimenta, cenoura, batatas, frutas cítricas e leite.


VITAMINA D - Abundante no óleo de fígado de bacalhau, peixe, ovos, leveduras e gordura láctea. A sua ausência provoca raquitismo e tendencia a convulsões, enquanto seu excesso podem causar intoxicações.


VITAMINA E - Protege o fígado, mantém o tônus muscular e da fertilidade. Encontra no óleo de germe de cereais, ovos e soja.


VITAMINA H - Atua na proteção da pele, quando deficiente torna o organismo pouco resistentes a infecção e pode provocar o aparecimento de caspas.


VITAMINA K - Encontra-se no tomate, espinafre, couve, etc... e no fígado.


VITAMINA P - Também é responsável ela circulação do sangue, aparece nos frutos cítricos, pimenta, folhas, caule e raízes de muitas plantas.


Outros alimentos também são indispensáveis ao organismo como os sais minerais (funcionamento das células), o ferro (produção de glóbulos brancos), cálcio (formação dos ossos), enxofre e iodo (atuação nas glândulas da tireoide). Todas as substancias citadas, dos carboidratos aos oligoelementos são encontrados nos alimentos frescos em combinações equilibras, então é importante lembrar que o excesso também prejudica. Dessa forma, incluir na alimentação 7 vezes mais produtos vegetais crus, 1/4 litros de leite por dia, poucos ovos, dar preferencia a pães integrais e temperos naturais a base de ervas aromáticas e equilibrar a dosagem de sal, excluindo assim condimentos industrializados.

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