• Maria De Fátima-Guga

OS BENEFÍCIOS DO TOMATE NA SAÚDE E NA CULINÁRIA

Nos últimos tempos a população tem se mostrando preocupada com o bem-estar físico, mental e espiritual, além de uma reflexão positiva na escolha dos alimentos que estão presentes no nosso dia a dia. Essa reflexão tem feito os produtores mudarem a forma como cultivam as hortaliças por exemplo e o comercio de alimentos a rever seu processo de produção, se desdobrado assim, para servir os alimentos mais saudável e selecionado possível. Não que essa prática fosse ignorada, mas sabemos que quanto maior o grau de exigência dos clientes, maior a seleção e elaboração de cardápios.

Por outro lado, algumas doenças, tais como os acidentes vasculares cerebrais, as doenças ateroscleróticas e o cancro ( que não é uma doença, mas inúmeras. A maioria dos cancros tem o nome das células que lhe dão origem), essas doenças de alguma forma podem ser minimizadas através da ingestão de alguns compostos alimentares sejam eles bioativos ou funcionais.


O licopeno por exemplo, tem ação importante na saúde humana, especificamente na prevenção de doenças, desempenhando papel importante das propriedades do tomate.

Os radicais livres no nosso organismo causam lesões celulares que levam ao desenvolvimento de canceres e doenças crônicas.

Desse modo, Com objetivo de inibir a ação dos radicais livres, o licopeno tem mostrado uma ação antioxidante eficaz e poderosa, tendo como predominantes nos tomates os carotenóides, com maior concentração nos produtos de tomates processados.

O tomante também é um alimento com inúmeras utilidades na gastronomia. Podendo ser consumido em forma de molhos ( o que mostra concentração ideal de carotenóide ), usado no preparo das sopas, sucos, saladas ou na cocção de modo geral.

Podemos encontrar uma variedade de tomates, uns com sabor ácido, outros mais adocicados. Mas o que aqui estamos tratando é de sua propriedade medicinal e nutricional, já que do ponto de vista nutricional ele contribui para prevenção de uma série de doenças, sendo ele, rico em vitaminas e minerais, com ação antioxidante. Seu O tomate ganha o nome de superalimento, quando se conhece a fundo o poder que possui.

Segue algumas funções que ele oferece como prevenção de morbidades.

Prevenção das doenças cardiovasculares - por ser rico em vitamina C e licopeno, duas substâncias antioxidantes, que ajuda no transporte de oxigênio no sangue e melhora o fluxo sanguíneo.

previne o Câncer e o Alzheimer - Os antioxidantes presentes, combate os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce e alguns tipos de câncer, tais como próstata e pâncreas através da ação do Licopeno . ATENÇÃO quanto mais vermelho melhor e o ideal é co sumir cozido.

Previne o Diabetes - Pela presença do mineral Cromo que atua no controle do açúcar circulante no sangue, além de auxiliar na redução do colesterol ruim.

Cabelos fortes e saudáveis- devido a ação da vitamina A presente.

Contribuindo também para saúde dos ossos - pois contém na sua composição minerais como cálcio e potássio que são aliados na prevenção da osteoporose.


Dica: Podemos por exemplo, consumir em forma de antepasto.

5 visualizações

(71) 986147161

  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Pinterest

©2020 por Inspiração - Gastronomia Afetiva. Orgulhosamente criado com Wix.com