• Maria De Fátima-Guga

Tendências Gastronômicas




A evolução científica traz, à luz do conhecimento, novas tendências em diversas áreas, tanto no campo da moda, da medicina ou nos espaços de beleza de modo geral. E, na gastronomia, não seria diferente.

A crescente preocupação por uma vida salutar tem feito com que os alimentos naturais e saudáveis entrem para o mundo dessas vocações. As opções sadias e sustentáveis na mesa do brasileiro, por exemplo, têm ocupado destaque, pois a busca por alimentos dessa natureza chegaram para ficar entrando para lista de tendências 2020.

A cada ano letivo que se inicia, a primeira coisa que a população busca saber é sobre as novidades, inovações e progressos. Essa onda da comida natural e saudável vem se incorporando nesse universo de inclinações e, num momento atípico, cujo período está marcado por uma pandemia causada por um inimigo invisível e capaz de levar a morte, essa nuance ressurge, inclusive na condição muito observada em pessoas obesas, diabéticas, hipertensas e doenças que acometem o sistema imunológico.

Partindo dessa premissa, a dieta é fundamental na prevenção e manutenção da saúde, estando preparado para as ocasionalidades. Comer de forma saudável representa muito além de ingerir uma salada ou um caldo restaurador. É perceptível o número de pessoas que vem substituindo alimentos processados por naturais e saudáveis.

Os açúcares cada dia mais vem sendo substituído por stévia, açúcar de coco ou pelo próprio mel, deixando o açúcar refinado de lado.

Os lipídios ruins, por exemplo, o óleo girassol, sendo substituído por óleo de coco ou um bom azeite doce com baixa acidez.

As farinhas ditas como ruins, são substituídas pelas saudáveis, tais como as de amêndoas, linhaça, aveia, dentre outras.

Registra-se, também, uma queda pelos fast food’s (apesar da procura ainda expressar um número considerável), onde o saudável está adentrando as prateleiras desses estabelecimentos.

E, assim, no contexto das comidas naturais e saudáveis, a presença cada vez mais marcante das comidas afetivas que vem ganhando os cardápios dos grandes restaurantes brasileiros.

4 visualizações

(71) 986147161

  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Pinterest

©2020 por Inspiração - Gastronomia Afetiva. Orgulhosamente criado com Wix.com